- Proposta Pedagógica -

O nome José significa “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”. O nome José tem origem no nome hebraico, Yosef, que significa “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus. Escola Católica é consciente de estar comprometida na promoção do homem integral, porque em Cristo, o Homem perfeito, todos os valores humanos encontram a sua realização plena e, portanto, a sua humanidade. A Escola Católica visa a formar o cristão nas virtudes que o distinguem e o habilitam para viver a vida nova em Cristo permitindo-lhe colaborar com fidelidade na edificação do reino de Deus.”

As escolas confessionais priorizam a transmissão de valores como respeito, solidariedade e ética. Propõem, por meio da educação, contribuir para educação da infância e da juventude, desenvolvendo sua personalidade e preparando-as para a vida numa integração consciente com a realidade. Baseado nestes fatores, verificou-se a necessidade de implantar uma escola de inspiração católica no município de Tatuí. Outro fator relevante é a qualidade da escola confessional católica, pois, incluem, além do conteúdo curricular comum, os valores éticos, morais, religioso, a filosofia, ampliam o desenvolvimento intelectual, moral e social do educando. Segundo site de pesquisa, no ano de 2018 o Colégio Sagrado Coração de Maria (Brasília) conquista o 1° lugar no Enem 2018 e em de 2019, o Colégio Marista em Cascavel alcançou o 1º lugar geral do ranking das escolas do município no Enem.

O Colégio São José é uma escola de inspiração Católica, tem por missão oferecer uma educação de qualidade, transmitir valores cristãos, morais, éticos e pedagógicos, contribuindo para formação integral dos alunos.

Ser uma instituição educacional católica de referência, reconhecida pela excelência pedagógica e pelo compromisso ético.

Humano
Proporcionar ambientes de acolhida, afeto e respeito para com a singularidade de cada indivíduo que compõe a comunidade escolar.

Compromisso
Estimular a que cada indivíduo se comprometa com a própria vida, com o outro, com o autodesenvolvimento e com a promoção da dignidade humana.

Religioso
Valorizar a dimensão religiosa do ser humano, entendendo-a como força propulsora que faz o indivíduo sentir-se parte de um todo e o conduz ao encontro com o outro e com Deus, possibilitando a compreensão do mundo para transformá-lo.

Consciência socioambiental
Deus nos chama ao movimento contínuo de reconciliação com ele, com a humanidade e com a criação, colaborando para a construção de uma sociedade onde a consciência se faça presente nas relações, na mudança das estruturas sociais e no cuidado com a casa comum.

Pedagógico
Promover uma estrutura organizacional qualificada, com rigorosos padrões de excelência educacional, por meio da qualificação permanente dos professores e funcionários e do desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.

Desenvolver as Quatro Virtudes Cardeais
Prudência, Temperança, Fortaleza e Justiça.

Ensinar o Pudor
Conhece o valor de sua intimidade.